Empresa de Marketing Jurídico, o que ela pode fazer por você?

Como você imagina o trabalho de uma empresa de Marketing Jurídico? Pense no seu serviço como um produto numa vitrine com luzes coloridas! Pensou? Agora imagine que exista uma placa vermelha e verde anunciando promoção de consultoria para esse fim de semana. Haveria um letreiro piscando e dizendo que “melhor advogado do Brasil”. Isso definitivamente NÃO é o que uma empresa de Marketing SÉRIA fará por você ou pelo seu escritório! 

Eu sei que durante a leitura no início do texto você pensou no Código de Ética da OAB. Sim, nós conhecemos o código (clique aqui para baixá-lo). Mas é EXATAMENTE esse o ponto. O conjunto de restrições da OAB é nosso maior aliado. E quando eu digo nosso, digo de todo mundo da área: escritórios, advogados, correspondentes e qualquer empresa de Marketing Jurídico.

O código da OAB está inteiramente alinhado com as melhores práticas do Marketing DigitalSe você não entendeu, pense comigo:

Quantas vezes você clicou num banner na sua vida? Quais são exatamente a propaganda que você notou quando visitou um grande Portal como o UOL ou o Terra na última vez?

Se você é uma pessoa normal, você provavelmente ignorou todos os banners! Isso já tem nome, chama-se: ad blindness – em tradução literal se chama cegueira de banners. Ou seja, a propaganda sem sobriedade está morrendo. Os próprios usuários da internet estão sufocando anunciantes intrusivos e escandalosos através do desprezo.

Marketing Jurídico - cegueira aos banners e propagandas

Marketing Jurídico – cegueira aos banners e propagandas

Então como a empresa de Marketing Jurídico atua?

De acordo com o guru da administração Peter Drucker:

“O objetivo do marketing é tornar a venda desnecessária”

Ou seja, o que uma empresa de Marketing Jurídico faz não tem nada a ver com propaganda. Veja, inclusive, que a OAB não usa o termo. E ao não fazer, entendemos que a entidade associa a expressão mais a atividade mercantilista. Nosso trabalho é transformar seu talento em autoridade, de forma que os usuários com problemas que você possa resolver, se encantem pela sua marca e pelo conhecimento que você demonstra ter.

Para isso vai ser necessário um trabalho em conjunto da empresa contratada pelo seu escritório com os advogados em questão. Esse trabalho “a quatro mãos” abrange produção conjunta de conteúdo e definições completas do cliente como dados do perfil, possíveis problemas, possível rotina diária, dificuldades, desejos e o que mais for relevante para conversarmos diretamente com ele – chamamos isso de avatar.

abraço de urso- te querendoUm trabalho bem feito no meio Digital se assemelha a um namoro antigo.

O internauta carente vai até um local onde ele pode paquerar as marcas ( esse local pode ser uma rede social ou um buscador como o Google), lá ele percebe o valor de um determinado site que chama a sua atenção através do conteúdo que ele produz, flerta com esse escritório ou com esse advogado pelo conhecimento que este entrega e pela habilidade de identificar os seus problemas e resolvê-los. Então o pretendente se apaixona e se aproxima com desejo de contratação. Se o advogado e a empresa de Marketing para advogados contratada fizeram um bom trabalho, eles serão felizes para sempre!

Quais são as etapas de um trabalho de Marketing Jurídico?

Resumidamente e sem saber da rotina do seu escritório, uma empresa de Marketing Jurídico geralmente trabalha essas etapas:

  1. Avaliação da situação atual: histórico, presença online, objetivos
  2. Havendo interesse em contratação, é traçado um perfil definido do avatar e dos problemas que o escritório pode resolver.
  3. Defini-se que tipo de consultoria será feita.
  4. Delibera-se sobre a utilização do site anterior ou da construção de um novo.
  5. Planeja-se a linha editorial do blog (sim, você precisa de um blog) e inicia a produção de conteúdo (dependendo da consultoria contratada).
  6. Após um curto período de tempo, inicia-se o gerenciamento de Google Ad Words (anúncios no Google).
  7. Após um outro período, é preciso começar a injetar conteúdos curtos nas redes sociais (depende da consultoria indicada)
  8. Dependendo da consultoria e do planejamento, inicia também o ciclo de produção de vídeos e podcasts.
  9. Ao entender que já possui conteúdos de diversas mídias, investe-se em Webinários que são nada mais que aulas ou palestras ao vivo pela internet.

Por volta da etapa 6, o advogado ou escritório provavelmente deve sentir o resultado. Às vezes a presença na rede social pode vir antes de tudo, ou seja, os passos acima não são estritamente nessa ordem, mas todos eles precisam acontecer para gerar resultados consistentes.

Qual papel do advogado nesse trabalho?

Ahhh… agora que eu contratei alguém para cuidar do meu marketing jurídico, eu não preciso fazer mais me preocupar com a internet e posso voltar a fazer o que sei de melhor: peças!

Advogado e a empresa de Marketing Jurídico devem trabalhar juntos - nada de abandonar a internet e viver sob a rotina dos processos!

Advogado e a empresa de Marketing Jurídico devem trabalhar juntos – nada de abandonar a internet e viver isaolado sob a rotina dos processos!

Volta aqui…

A participação do advogado é ESSENCIAL para o melhor resultado do trabalho! Além de ter que alinhar seu discurso com o que está online, não é preciso dizer que é o seu negócio que está em jogo, certo?

Sendo compreensivo, entende-se que a produção de conteúdo pode até ser terceirizada, embora essa página geralmente só recomende a terceirização se o advogado tiver alguma dúvida de que terá tempo para isso. Caso contrário, escrever é exercer sua habilidade de influenciar pessoas de forma natural e genuína. É sempre bom que o texto tenha o “jeitão do advogado”e que o cliente consiga sentir isso.

Coisas que não recomendamos que se terceirize:

  1. revisão da semântica do texto: é imprescindível que o advogado leia e releia o texto para saber se ele vai de encontro ao seu modo de ver o direito.
  2. reler seus textos publicados periodicamente, mesmo que sejam eles terceirizados.
  3. atendimento de telefone: é nessa hora que o advogado deve estar alinhado com o que está entregando no seu site. A falta de sincronia entre o atendimento pessoal e o telefônico, ou mesmo o pessoal gera frustração e o trabalho digital pode ser um tiro no pé.
  4. atendimento nas redes sociais: o advogado deve atender – ou no mínimo, acompanhar – as solicitações nas redes sociais, seja nas fanpages, sejas nas menções às suas marcas (há ferramentas para isso).
  5. reunir-se com a empresa de marketing jurídico periodicamente – recomendamos quinzenalmente – para discutir os problemas, os avanços e os ajustes nas estratégias.
  6. e o mais importante: repassar para os responsáveis por cuidar do sua imagem na internet sobre reuniões, eventos, fotografias, notícias importantes envolvendo o escritório, sócios ou empregados.

Conclusão

Se uma empresa de Marketing Jurídico te oferecer algum tipo de trabalho que você não precisa estar envolvido, desconfie imediatamente. Ela pode até minimizar esse envolvimento, até porque é consenso que o advogado tem uma mesa cheia de processos de clientes que seguram as pontas do escritório, mas a falta de alinhamento entre o atendimento ao vivo e o conteúdo do site não gerará clientes bons.

É sempre importante lembrar que a internet é um lugar em que as pessoas se sentem inseguras, têm receios de embustes e fogem de aventureiros. Ao menor sinal de insegurança, todo o trabalho de convencimento será jogado por água abaixo.

Também não aceite nada que foge dos termos da OAB. Haverá discussões, durante o trabalho, sobre os termos usados e as interpretações do Código de Ética, mas sinta a responsabilidade da empresa com o trabalho e com sua marca.

Um site para advogados deve ter sobriedade necessária e facilidade para construção de conteúdo, deve ter chamadas para ação – respeitando o código de ética da OAB – e deve ser leve, rápido e responsivo (funcionar em tablets, celulares e computadores com telas de tamanhos variáveis).

E sobre o trabalho desse site?

Estamos prontos para o desafio do seu escritório! Abrimos nossa empresa há pouco mais de 3 meses e já atendemos vários clientes, temos excelentes resultados com nossa página – e olha que falta muita coisa, conhecemos a rotina de um advogado ou de um time completo e também já identificamos as oportunidades que se abrem na internet para qualquer profissional que saiba o que está fazendo e que também consiga identificar que  o trabalho bem feito pode levar seu negócio para um outro patamar.

Como aumentar nosso lucro não é o nosso foco agora, embora entendamos o valor agregado que entregamos, estamos bastante seletivos na escolha dos advogados e escritórios que entram em contato.

O fato de ser uma empresa pequena remete ao fato de que não podemos errar na escolha dos nossos clientes, afinal, ao elevar uma marca à autoridade em um determinado assunto, estamos, naturalmente, elevando nosso trabalho a um novo patamar. Isso quer dizer que estaremos JUNTOS!

Marketing juridico - seu sucesso é o meu sucesso também

Empresa de Marketing Jurídico – seu sucesso é o meu sucesso também!

 

Outro ponto importante a saber é que a OAB deve mudar o código até o final do ano, mas estamos atentos a qualquer restrição diferente que possa surgir no que tange ao nosso trabalho. Mas o advogado precisa estar atento às restrições de perfil pessoal que, se aprovada, deve alterar um pouco o comportamento nas redes sociais. Veja aqui!

Por isso, o que quero te dizer é que ESTAMOS PRONTOS para o desafio. Você está?

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