Como construir uma autoridade sem parecer um Blogueiro?

Um dos maiores erros que os advogados cometem ao embarcar em estratégias de Marketing Jurídico é o vício de atrair cada vez mais pessoas. Nada mais contraproducente na condução de um planejamento de Marketing quanto entregar conteúdo para pessoas que não estão interessadas no que você vai dizer. E é exatamente o que ocorre quando o profissional perde a mão e passa a atrair novas interações que não fazem parte do planejado.

O que acontece é que o discurso começa a ficar vazio, assuntos mais sérios – mesmo sem juridiquês, assuntos jurídicos não podem ser tratados como fofocas de novela – são rejeitados pelo novo público e toda estratégia montada perde totalmente o sentido. É aqui que mais uma iniciativa de Marketing morre antes de começar!

Mas então, como construir uma autoridade sem parecer um blogueiro ou influencer? É sobre isso que vamos falar hoje:

autoridade x fama - não se diminua

autoridade x fama – não se diminua

O início promissor nas redes sociais

É como um filme repetido, alguém lhe diz ou leu em algum lugar que “pra fazer sucesso agora é necessário produzir conteúdo“. Decidido a mudar seu rumo profissional e construir a famosa autoridade, o advogado começa a gravar vídeos sem nenhum planejamento. Seu círculo de amigos no Instagram e Facebook aplaude, curte, compartilha e ele vê a coisa dando certo.

Até que um dia essa audiência limitada cansa dos vídeos – e geralmente dos textões – e param de interagir. Visualizações e likes vão se reduzindo e ele não sabe se insiste ou se abandona e volta pra trás do computador.

Aqueles que conhecem um pouco de internet e não tem medo da exposição, passam a publicar vídeos de sua vida pessoal e vêem as métricas de visualizações e likes subirem vertiginosamente. De repente, parece que eles descobriram a fórmula e se viciam na micro fama.

Essa deve ser a história de metade dos profissionais que se tornaram influencers digitais, ou coachs para concursos ou jurídicos.

A autoridade em jogo

Não quero em nenhum momento desvalorizar influencers ou coachs. Ambos são essenciais para o novo ecossistema digital que inclui exposição, foco, argumentação, reforço positivo entre outras coisas. Ambos realizam um trabalho sério.

Mas esse não deveria ser um processo natural. Embora um influencer possa ensinar várias habilidades para qualquer profissional, o diploma de direito precisa ser valorizado. Numa democracia saudável, um advogado é capaz de oferecer tranquilidade para seus clientes e essa comunicação deveria ser tanto papel da instituição máxima como a OAB, como também o papel central do advogado e do escritório.

O que quero dizer é que existem sim fórmulas consagradas para construir um perfil honesto, ético, que dialoga com uma audiência interessada – e traz muitos resultados. É essa a base do planejamento de marketing jurídico bem feito. É o documento que vai guiar, pelo menos, nos seus primeiros seis a nove meses de ações.

Se eu pudesse resumir tudo num conceito, eu diria que “Autoridade no Marketing Digital é uma sensação de domínio de um assunto e o reconhecimento de sua capacidade de resolver problemas específicos por determinada parcela de pessoas reafirmada frequentemente”.

Esse conceito é nosso e você não é obrigado a anotar ou levá-lo ao pé da letra, mas se levá-lo, vai entender como existe muito advogado BOM, especialista, formados nas melhores universidades do país e simplesmente não é reconhecido como tal o suficiente para elevá-lo ao status de sucesso. Em contrapartida, você deve conhecer pelo menos um advogado cujo conhecimento é inferior ao seu, mas que possui muito mais clientes e mais reconhecido que você atualmente.

fama autoridade

fama x autoridade

Nada engana mais que a fama

Se você teve alguma dificuldade de reconhecer um advogado na situação supracitada, pense em cantores, por exemplo. Eu acredito que você saiba que existem vozes melhores que a da Anitta, mas são poucos que atingiram o significado dela para a música nacional. Um dos ícones da jovem guarda, Roberto Carlos, é considerado rei da MPB por muitos, mas creio que também há vozes melhores que a dele no cenário nacional.

O que precisa ficar claro aqui que Anitta não é autoridade na música. Anitta é uma celebridade que canta!

Como disse anteriormente, maioria dos advogados que perpetuam nas redes sociais focam em se tornar celebridades e seus clientes simplesmente não sabem reconhecê-lo como especialista. O que eles não sabem é que é muito mais barato  e mais rápido se tornar uma autoridade que uma celebridade, porque autoridade pode ter a relação direta com um domínio menor de problemas.

Vou ilustrar melhor com outro exemplo: essa pesquisa aqui mostra como ser popular não está tão alinhado à capacidade de influenciar pessoas. Se você clicar, vai saber que o youtuber mais influente não é o Whindersson Nunes, no entanto ele é o mais famoso. Enquanto Iberê Thenório é o mais influente.

Confesso para vocês que até esse artigo eu não conhecia o Iberé, de qualquer forma sugiro uma passada rápida lá para vocês entenderem a diferença do canal dele para outros mais famosos como Felipe Neto e o próprio Whindersson.

Então eu não preciso de audiência nenhuma?

Claro que precisa! Você precisa é qualificar sua audiência. É impossível conseguir explicar todo conhecimento por trás de um planejamento de marketing bem feito, mas vou deixar aqui algumas dicas que você deveria levar ao pé da letra:

  • esqueça likes. Sério. Ignore essas métricas de influencers. Quer saber se você está indo bem? Formule um questionário e pergunte pra quem te assiste.
  • foque num público, nunca em uma cadeira de conhecimento. Por exemplo, seu foco não deve ser direito trabalhista, mas em uma carreira. Exemplo: advogado de médicos, advogado de influencers, advogado de varejistas; Isso também chamado de personas no mundo do Marketing Jurídico;
  • antes de publicar vídeos, entre num grupo ou fóruns dedicados a seu público e sinta o clima, conheça as principais dúvidas. Com certeza absoluta esses assuntos que se repetem são aquilo que vai agradar seus futuros clientes.
  • Estude o feedback dos grupos e planeje conteúdo pros próximos 6 meses;
  • Se você está gravando vídeos, compartilhe em todas redes sociais e meça quantas pessoas estão realmente assistindo.
  • antes do 3o mês, faça um guia, um ebook, uma aula, um conteúdo denso mesmo e entregue-o gratuitamente em troca do email dessas pessoas; O foco é conseguir aqui 300-500 pessoas interessadas nesse material. Esse é verdadeiramente o início da construção de autoridade e essas pessoas são sua audiência;
  • pergunte se gostaram do guia. Ofereça ajuda, não uma consultoria! Escreva um artigo abordando o questionamento. Se você fizer isso, sem revelar dados ou sem ser muito pontual, isso não é configurado como consultoria, no entanto quem perguntou deve gostar bastante e começar a acreditar que você sabe do que está falando.
  • entregue seus próximos artigos sempre para essas 300-500 pessoas que se interessaram no seu guia; Elas são suas prioridades agora, mesmo não fechando nenhum contrato com você;
  • se nos primeiros 6 meses você sentir o feedback possitivo dessa sua audiência, pode aumentar essa lista para 1.000 e 2.000 pessoas.
  • nesse momento você já deve estar me agradecendo os frutos e ouvindo muitos elogios dos seus clientes. Não pare. Esse seu público tem mais imbróglios jurídicos do que você pensa. Planeje a próxima campanha e seja feliz – com um resultado super expressivo.

Qual resultado disso?

Ser autoridade para um nicho ou para um problema comum entre as pessoas traz muito resultado. Você quer um exemplo real de como isso pode ser no mundo jurídico? Veja os casos do oLicitante e Dr. Multas. São dois caos diferentes, mas que pode inspirar seu negócio. O 1o caso foi uma construção ética e com bastante sucesso. Chamado para palestras, parcerias e muitas consultorias, Dawison é um advogado especializado em licitações. 

O 2o caso é mais controverso, embora de muito sucesso, o Dr. Multas alcançou o Brasil inteiro e chegou a mais atender mais de 45.000 motoristas. Sua aderência ao código de ética é questionada, embora oficialmente ele atue apenas na esfera administrativa. O que ninguém discute é o sucesso desse rapaz chamado Gustavo Fonseca, que construiu um negócio focado nos processos de trânsito e hoje é a maior autoridade nesse ramo.

E você? Qual sua especialidade e como quer construir sua autoridade? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato: contato@ac86435-22429.agiuscloud.net