Ao advogado moderno, Feliz Ano Novo! 2016 já começou!

Mas 2015 ainda não acabou

Outubro se aproxima de sua metade e, num belo final de semana, sem que você perceba, haverá uma árvore de Natal estendida no shopping mais próximo de você ao som de “Então é Natal”.

O comércio está fraco? A crise está segurando o consumo? Tudo isso é verdade, mas nenhum antídoto é melhor contra a recessão que o trabalho bem feito! Já mostramos anteriormente, em números, que não há crise na internet – pelo menos não há crise financeira. O Mercado Digital cresce 14% e o PIB diminuirá em 2015 por volta de 3%.

O advogado tradicional faz as contas, planeja as férias em algum lugar bacana por conta dos processos bem executados e os clientes felizes. Ele vai sobreviver!

Para novos problemas, novas soluções: advogados modernos!

O que faz diferença na advocacia? O que torna um escritório maior e melhor que o outro? Se você respondeu herança, pode até ter razão, mas você está obsoleto – e pessimista! Nenhum momento da história foi tão justo quanto agora para um advogado moderno e autônomo com poucos recursos e muito talento. Nesse post  eu expliquei o porquê de considerar agora o melhor momento para se tornar advogado.

Esse mesmo post – que me trouxe bastante feedback – trata da afirmativa de que basta um investimento pequeno para começar a virar referência num mercado de profissionais atolados de processos, de baixa capacitação empresarial, senso de imediatismo e pouca habilidade de lidar com a linguagem natural. O juridiquês está matando a sociabilidade dos advogados.

Marketing juridico - o juridiques está proibido

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2016: essa criança que ninguém sabe quem é o pai

Essa criança, 2016, já nasce sob pressão dos nossos infinitos e desmesurados planos. Precisamos sonhar, mas precisamos antes de tudo calcular a a viabilidade dos nossos objetivos!

Sou daqueles que gosto de estar preparado para 2016 desde 1o de janeiro. Aqui no Marketing Jurídico os próximos dois meses serão de estudos e trabalho pesado para comprar um berço confortável pro ano que virá.

Sei que em 2016 muitos escritórios virão ao nosso encontro bater papo sobre nosso serviço, mas eu quero estar com a agenda cheia a ponto de ter que encaminhar o trabalho para amigos. E você, advogado? Seu 2016 é um filho sem pai? Quais são seus planos? Sua meta? Qual sua estratégia para atingir essa meta?

Nós, de coração, esperamos que você, advogado moderno, pare diariamente, por pelo menos uma hora, e trace planos para seu escritório nesse ano novo que já chuta a barriga de 2015.

Quando você decidir compartilhar seus sonhos conosco, nós o puxaremos para daqui a 10 ou 12 meses: aonde e como você quer estar? Queremos celebrar com você suas conquistas. e você precisa nos ajudar, combinado?

A agenda do advogado moderno de 2015

Vamos juntos construir uma agenda? Se você chegou até aqui, é um sinal que enxergou uma oportunidade de fazer diferente, de mudar o rumo da sua vida no ano que vem. Quero firmar um compromisso com você, envie um email para contato@ac86435-22429.agiuscloud.net ou cole no seu computador o trecho abaixo devidamente preenchido:

“Eu,___________, sócio-proprietário do escritório _______________________, pretendo que em 05 de Outubro de 2016 tenha faturado no nos 10 meses do ano, mais de R$______________, com o atendimento de ___ casos com sucesso na área de atuação _____________. Para isso eu preciso captar mais __________ clientes e estudar ___________________________ por __ horas por semana. Estou disposto a investir meu tempo em capacitação, conhecimento do meu público alvo e usar menos o Facebook, Twitter ou Netflix para chegar nesse patamar nessa data específica.”

Você precisa se assinar, porque quero seu compromisso! E comprometer-se significa abdicar de hábitos que são improdutivos, investir corretamente em estudo e estratégias vencedoras e ter paciência. Muita!

As 6 providências para ter um Feliz Ano Novo ainda em Outubro

Resumidamente, se eu pudesse te dar 6 dicas seriam essas:

  1. Escolha seu nicho: ninguém consegue vender para todos, o advogado moderno sabe disso. Quando você consegue fazer isso bem, é apenas porque contratou bons profissionais e delegou funções. Mesmo assim, você precisa gerenciar o conhecimento gerado por aquela relação entre seu funcionário e seu cliente. Ter um nicho, um público definido e com problemas semelhantes faz você se acostumar com as soluções existentes, diminuindo as variáveis e controlando melhor as exceções. Ter um nicho pode significar maior ticket, pois você começa se tornar uma autoridade naquele assunto e passa a ser desejado no mercado.
  2. Pare já de almoçar com seus colegas e almoce com clientes: entenda a dor deles, a rotina, o linguajar, os valores culturais, o que ele mais gosta no seu serviço, a história dele com seus concorrentes. Aprenda a falar com eles, matar as objeções, ajudá-los em opções, antecipe-se às dúvidas. Veja que isso tem total relação com o item 1, uma variedade enorme de clientes faz esse encontro tornar-se inútil ou demorar muito para agregar algum valor.
  3. Crie um blog: escreva sem juridiquês! Pratique a linguagem do seu público alvo. Não se intimide com ferramentas. Peça para alguém construir um site para advogados ou faça algo no blogspot ou medium, que são de graça, mas faça! Crie um perfil no JusBrasil. Se possível publique numa fanpage e peça para alguém avaliar. Não se ofenda com as críticas. A cada correção sincera você se torna um pouco melhor.
  4. Leia livros de empreendedorismo:  você precisa esquecer o Vade Mecum por alguns instantes e ler mais conteúdos edificantes para sua nova empreeitada. Se você já tem um escritório e sabe gerir bem, recomendo Marketing Jurídico os dois lados da moeda ou As armas da Persuasão. Se você ainda sonha em abrir seu próprio escritório, recomendamos FORTEMENTE esse livro Quem pensa enriquece e Startup Enxuta.
  5. Escreva seus sonhos no papel:  se você é um leitor obediente, escreveu aquele trecho de compromisso para dia 05 de outubro. Mas se não o fez, dê essa chance a si mesmo, escreva! Ponha no papel suas metas, seus sacrifícios. Faça contas de quantos clientes você precisa atender para conseguir essa meta. Divida mensalmente, se possível, semanalmente. Faça ajustes caso dê algo errado, mas controle sempre seu desempenho. Não deixe o vento te levar!
  6. Pare de trabalhar:  não, não é isso que você está pensando! Eu posso explicar: te chamei atenção assim para explicar que, no geral, você trabalha errado! Às vezes dedicamos muito tempo em algo que não vai nos ajudar a atingir a meta, por isso a “diligência” anterior é tão enfática para escrever suas metas e estratégias. Só assim você vai saber o tipo de trabalho que precisa fazer para alcançar determinado objetivo.

Resumidamente, é isso! Não se deixe levar pela simplicidade dos conselhos, sei bem como é a vida de um escritório que luta pela sobrevivência, mas sei bem também que você gasta muito do seu tempo sem uma direção definida. Um pouco de disciplina e tudo pode mudar!

Ao advogado moderno, que sabe que 2016 virá, quer ele ou não, esteja preparado ou não, meu voto de Feliz Ano Novo!

Marketing Jurídico

Nós podemos te ajudar a captar mais clientes seguindo o Código de Ética da OAB.

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