Você entende o que é alcance no Marketing Jurídico Digital? E alcance orgânico? E alcance viral, você sabe o que é? Vou te adiantar que orgânico é aquilo que acontece naturalmente (ou quase). Esse é um texto rápido que vai te explicar as diferenças e qual nossa recomendação, portanto fique até o final para você nunca mais boiar quando alguém começar a falar de Marketing com você.
Alcance no Marketing Jurídico Digital
Ao postar um vídeo no Facebook, um texto como esse que você está lendo, seja no seu site, blog ou em uma comunidade ele possui uma propriedade macro chamada alcance.
O Marketing Digital define alcance como o número de clientes ou usuários que seu conteúdo impactou. Isso não quer dizer que eles viram o vídeo ou que leram o texto todo. Algumas ferramentas oferecem esse tipo de métrica: esse meu post no Médium, por exemplo, até a data de hoje, 455 pessoas viram a publicação, mas apenas 50% leram. O alcance no Marketing Jurídico Digital é apenas o primeiro contato do conteúdo com o usuário.
O Marketing tem algumas métricas que precisam de olhares diferentes. A primeira dessas métricas refere-se ao tráfego, algo que tem tudo a ver com alcance e leitura de um texto. A leitura, na verdade, é um pouco diferente, a medição de tempo de leitura está mais relacionada a outro pilar do Marketing que é o engajamento. Há vários níveis de engajamento além da leitura, como os cliques, compartilhamentos, comentários… (explicaremos o termo “engajamento” em outro post).
Uma das coisas mais importantes para o alcance no Marketing Jurídico Digital é a capacidade de escrever textos que interessam a seus clientes, por isso falamos tanto em sites de advocacia que não dão resultado.
Alcance orgânico
O alcance orgânico refere-se à quantidade de pessoas impactadas por aquele conteúdo produzido sem nenhuma interferência, é a exposição espontânea, seja através de interesse genuíno do usuário, facilitado por técnicas de SEO ou por chamadas e conteúdos que resolvem um problema específico do público, facilitado por técnicas de neuromarketing. Por essa razão, acreditamos muito na economia da informação, onde o texto que você publica que seja relevante e claro para o usuário valerá dinheiro e, dependendo da plataforma escolhida e do tema, pode ter uma durabilidade impossível de dimensionar.
Ou seja, o alcance orgânico é aquele que você não paga ao canal (rede social, buscadores ou aplicativos) para que o usuário o encontre.
Alcance pago
É a estratégia de alcance no Marketing Jurídico Digital onde o anunciante paga ao canal por uma determinada ação do usuário. Por ação, entenda visualização de vídeo, clique no seu texto, acessar seu site, entrar em contato…
Aqui você deve ter MUITO CUIDADO! A OAB tem restrições de anúncios pagos no Google AdWords, Facebook Ads ou banners em sites de tráfego. É preciso entender o que pode e o que não pode no Marketing Jurídico Digital. Vamos lançar em um mês um ebook que guia o advogado no passo a passo de como se comportar no Facebook e outras redes sociais. Aguardem!
Alcance Viral
Independe se você pagou ou não pela exposição do conteúdo inicialmente, se ele impactar de forma muito positiva o público, essa sua produção pode viralizar. E se você pensa que alcance viral existe apenas no mundo digital, sinto lhe informar que não! O antigo boca-a-boca é um viral, com menos força, mas com os mesmos mecanismos do viral.
E quem tem qualquer tipo de negócio sabe que a recomendação do amigo é a melhor propaganda que EXISTE. O viral é isso: a exposição ou recomendação do seu trabalho para uma rede de contatos e assim sucessivamente. Algo que depois da rede social tem um poder enorme, seja para o bem ou para o mal!
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E qual o melhor pra mim?
Se você é um grande escritório que possui um ticket bom e quer aumentar sua carteira de clientes, não tem o que pensar, invista no alcance pago. No entanto, os resultados serão bem maiores se sua equipe tem um bom produtor de conteúdo, capaz de impactar a vida dos internautas e gerar alcance viral. Além disso, a produção de conteúdo leva, depois de um tempo, alcance orgânico e a diminuição nos custos do anúncio.
Se você está começando, recomendamos sempre que comece por produção de conteúdo em busca do alcance orgânico. Utilize o Facebook e os grupos relacionados com seu público alvo para divulgar seu texto, seu vídeo, seus ebooks. Invista num blog e numa consultoria de SEO para acelerar seus resultados.
A verdade é que, com essas inúmeras possibilidades de redes sociais, blogs e outras formas de alcançar clientes, você não pode fugir do Marketing Jurídico Digital ou o mercado não vai te enxergar.
Conclusão
O alcance é a quantidade de pessoas impactadas por sua marca, seja de forma natural ou acelerada por investimentos num determinado canal. As estratégias para Marketing Jurídico Digital podem variar, mas sempre precisam focar em conteúdo, seja porque a OAB é rígida em relação a isso, seja porque
Uma analogia interessante é a de um advogado ou empreendedor sendo chamado para dar opinião sobre algum tema a um jornal:
- a forma que o jornalista o encontrou pode ser orgânico
- a repercussão da reportagem no seu público alvo é orgânico
- a cópia ou geração de links para aquela reportagem é viral.
- o uso de assessoria de imprensa para indicação do profissional é pago.
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