Num olhar superficial, o conceito de “melhor advogado do Brasil” está muito ligado ao patrimônio que os sócios possuem. Isso é uma forma de ver as coisas. Talvez não seja a sua forma de pensar – tampouco a melhor – mas é, comprovadamente, a maneira que a sociedade enxerga… e você verá nesse texto que ela não está totalmente errada!
Enquanto escrevia, fiquei imaginando quem veio na sua cabeça quando leu o título alusivo ao melhor profissional do país. No momento em que escrevo, perguntei a alguns profissionais que remeteram ao falecido Márcio Thomaz Bastos, ao mestre em Direito Penal o Dr. Pierpaolo Cruz, houve menções ao Professor Jairo Saddi (por favor, se você conhece o professor, avise que é um erro grave usar Flash no site), ao Dr. Marcelo Ferro, e ao midiático criminalista Kakay, mas a maioria não citou nenhum deles.
Quem sabe seja seu professor de faculdade, seu mentor ou até VOCÊ mesmo? Você verá nesse o texto que, seja lá quem ocupa esse papel na sua cabeça ou na do seu cliente, é porque em algum lugar ela construiu uma espécie de autoridade na sua cabeça.
Qual caminho você precisa percorrer para ser considerado um dos melhores – senão o melhor – advogado do país no seu mercado? Esse não é um manual que vai te ensinar a advogar, que vai te dizer quais livros você vai ler ou qual especialização deve fazer, afinal estamos num blog de Marketing Jurídico e partimos do princípio que você já é bom no que faz, mas ninguém sabe disso ainda.
O que vamos te mostrar é que a única coisa que te impede de se tornar o melhor advogado do Brasil em uma determinada área é que você não utiliza algumas técnicas de Marketing
A construção da Marca Pessoal
O advogado mais bem sucedido do Brasil é aquele que construiu sua marca meticulosamente ao longo de vários anos. A história da consolidação de um nome como marca antes da internet sempre foi algo bem complicado, sem garantia de retorno e levava, por vezes, mais da metade de um século. Não obstante, a advocacia é uma dessas profissões familiares onde a marca se torna uma herança e os herdeiros acabam usufruindo dessa força sem distribuí-la.
Uma marca é um dos maiores ativos no meio empresarial e o advogado que entendeu isso no início da vida profissional é alguém que merece nosso respeito. Ainda que tenhamos repletos exemplos no nosso dia-a-dia, o valor de uma marca ainda é algo muito incompreendido na advocacia. Assistimos de camarote o crescimento e consolidação de marcas extremamente valiosas como Microsoft, Apple, Google, Facebook, Instagram, Adobe,… cada uma delas com sua missão, com seu público alvo, com sua comunicação, mas todas bem sucedidas. Isso sem contar em empresas tradicionais como Omo, Bombril, Coca-cola, marcas que são confundidas com o próprio produto.
Ainda assim, apesar da forte concorrência, os escritórios continuam ignorando o poder do Marketing Jurídico.
A web mudou a forma de trabalhar de quase todas as profissões. Além de permitir técnicas para elevar seus honorários e separá-lo da maioria, a internet exigiu dos escritórios um refinamento da sua área de atuação. Tudo isso porque a atenção do cliente ficou mais difícil e a indicação é algo cada vez menos poderosa como antes.
Pra você, quem é o melhor médico do Brasil?
Talvez você tenha respondido Dráuzio Varella, talvez não, mas o certo é que grande parte da população acredita que ele seja o melhor médico brasileiro, afinal há um grande investimento em mídia em torno dele, a ponto dele ter se tornado uma autoridade-celebridade!
Quanto você acha que vale a consulta do Dr. Dráuzio?
Para quem não sabe, ele é um oncologista, então não vale a pena consultar com ele se você tiver um simples mal estar. Aliás, não vale a pena nem pra ele, mesmo por muito dinheiro.
Esse é um dos poderes do processo de transformação em autoridade: capacidade financeira de dispensar clientes que não estão dentro do seu perfil!
As indicações nunca perdem a força
Percebam que nós do Marketing Jurídico jamais dissemos que a indicação perdeu a força. Ninguém, em são consciência pode pensar assim. Cresce, dentre grupos de whatsapp, Facebook, fóruns e comunidades em geral, os pedidos de recomendações sobre produtos e serviços disponíveis. A banalização do anúncio está caminhando a passos largos a tal ponto que as pessoas não acreditam mais em publicidade direta (e nós somos contra também) e recorrem a indicações pela web.
Entretanto, a coisa não é tão simples: essas pessoas estão tão desconfiadas com a comercialização das indicações que não te contratam após uma simples recomendação. A partir dali, há um processo de investigação e construção de empatia. Lembre-se de algo super importante, principalmente para profissionais liberais em geral: os clientes não compram seu serviço, os clientes compram você!
Por isso é tão importante ter uma presença online marcante e uma mensagem adequada ao público que deseja captar.
Quanto maior for o nível de empatia com o cliente antes da reunião de fechamento, maior precisa ser seu nível de confiança, portanto, capriche no seu conteúdo, seja nos seus vídeos ou nos posts. Você vai ver a “venda” fluir melhor…
Como faço para ser o melhor advogado do Brasil?
No parágrafo anterior quis ressaltar a importância da sua presença online. Isso é o segundo passo, portanto vamos precisar voltar num ponto importante que se chama: modelo de negócio!
Seu modelo de negócio é ser genérico sem se preocupar com o público? Infelizmente, a única estratégia que vai lhe sobrar é a de fazer um anúncio para captar interessados, e, particularmente, prefiro não trabalhar com esse modelo por três razões:
- captar clientes diretamente, sem qualificá-los, é uma estratégia de varejo. E estratégias de varejo tendem a reduzir preços dos serviços prestados;
- é contra o código de ética da OAB e eu não quero ter clientes questionados com razão;
- E, finalmente, uma loteria! Uma estratégia de captação de clientes com anúncio pode dar certo como também não pode. E essa não é a forma correta para construir um negócio com capacidade de ganhos muito alta.
O melhor modelo para se tornar uma referência, é diminuir o escopo inicial de duas, das três variáveis ocultas dessa equação. Explico: ninguém é unanimidade, certo? E também, ninguém sabe tudo, correto? Ou seja, a frase correta seria: o melhor advogado do Brasil em quê e para quem?
O melhor modelo a ser seguido
O que queremos dizer, em resumo, é que você precisa colocar uma meta mais específica. Vejam alguns exemplos de visões de futuro totalmente alcançáveis no primeiro ano de escritório:
- “Quero ser o melhor advogado do Brasil em Direito Médico para profissionais da saúde”
- “Quero ser o melhor advogado do País em Direito do Trabalho para caminhoneiros”
- “Quero ser o melhor advogado em Direito do Consumidor para Clínicas Estéticas”
- “Quero ser o advogado referência para problemas em Startups”
Se na advocacia tradicional, o Marketing era apenas uma vaidade, hoje ele é, praticamente, a única forma de um escritório de advocacia ter resultados saudáveis e a longo prazo!
Não estamos mais falando apenas em como atrair clientes para seu estabelecimento, mas em como mostrar para eles que você é a pessoa certa para o problema que ele tem.
A exceção a esse modelo moderno de advocacia é o escritório de bairro! Tornar-se referência num bairro especifico é muito mais fácil. O problema é a limitação financeira desse modelo, pois a estrutura engessada de um full service de escopo local, não consegue escalar para ganhos maiores sem a necessidade de contratação e acho que você sabe que mais pessoas = mais trabalho = mais dor de cabeça = mais preocupações com a necessidade de alto faturamento!
Você não vai me ouvir ou me ler por aí falando desse modelo-infarto de escritório de advocacia.
Nós recomendamos fortemente que trabalhe duro agora para ser reconhecido como uma referência por uma quantidade X de pessoas. Nós chamamos essa estratégia de modelo-infarto por motivos óbvios e não queremos que nada assim aconteça com você!
Seu escritório não precisa de um milhão de clientes!
Se, digamos, 10.000 contratos te pagam três vezes mais porque você é o “Dráuzio Varella” daquela área, eu garanto que a recorrência e ganhos futuros são certos. Vá em frente e comprove! Você um dia vai me agradecer por esse texto!
Nós aceitamos o agradecimento como forma de compartilhar esse post ou uma passagem pra Dubai. Você escolhe…
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