O dia exato era 12 de Janeiro de 2015, quando pela primeira vez, após algum tempo trabalhando com marketing digital da forma errada, nós conhecemos o marketing jurídico de resultados, conforme expliquei aqui nesse post sobre marketing jurídico de relacionamento. Naquela data, os advogados ainda não haviam se dado conta do poder da internet, mas nesse texto, queremos mostrar para vocês como o mercado está acordando para o marketing jurídico online. Esses números realmente impressionam e podem assustar os profissionais que ignoram a publicidade na advocacia.
Em uma semana ou duas depois, fiz uma busca despretenciosa no Google pelo termo Marketing Jurídico. Esse blog, que, diga-se, em breve sofrerá uma alteração no leiaute, sequer existia, mas a ideia já rondava nossa cabeça: os advogados precisam aprender a empreender, precisam de alguém para ajudar a desmistificar a publicidade para advogados, pois há um temor quase provinciado em relação ao marketing jurídico, como se tal prática fosse totalmente proibitiva a ponto de, sequer, discutí-la abertamente.
Mesmo empolgados com a possibilidade, o Google nos deu um banho de água fria: menos de 30 pesquisas no país inteiro. Congelamos o projeto até julho desse mesmo ano, quando abrimos as portas do blog e da Candango Digital para os advogados.
Talvez por culpa do inchaço de profissionais na área ou pela elaboração do novo código de ética da OAB ou até por consequência do amadurecimento dos advogados, os números que brotaram das pesquisas nos deixaram mais animados: as buscas pelo termo, mesmo em período de férias, cresceram 100% e chegou a 60 pesquisas mensais.
É muito? Não é! Mas não se olha um número isoladamente num mercado tão tímido e tradicional. Havia naquele aumento de 30 pesquisas mensais um horizonte: era um sinal claro de que os advogados estavam acordando de um sono profundo na profissão.
Mesmo nesse cenário, aqui em Brasília, um consultor de marketing jurídico fez uma apresentação sobre o tema na OAB para irrisórias 5 pessoas, além da nossa equipe.
Marketing Jurídico Online: a indicação em outro nível.
Ora, o advogado que é filho de um profissional bem conceituado ou pegou alguma causa de um bom cliente, estaria, até então, resguardado pelo velho método da indicação. Hoje, tal abordagem não gera mais a certeza de contratação e essa fidelidade que garantiu boa parte dos salários da equipe daquele escritório até os tempos atuais está abalada. A concorrência está chegando nos, até então, intocáveis clientes antigos dos tradicionais escritórios, afinal profissionais especialistas estão por todo canto: vídeos, imprensa, nos sites, nos artigos, nas redes sociais e em anúncios no Google AdWords.
É claro que a indicação ainda acontece e continua sendo um dos pontos mais positivos, mas ela não garante mais a fidelidade. Além do bom atendimento, organização e transparência – algo essencial quando falamos de empoderamento do consumidor na advocacia – o advogado precisa gerar a segurança do conhecimento da matéria em clientes e visitantes, para isso, nada é melhor que a movimentação constante em torno da marca em redes sociais, comentários nos textos do site, boas avaliações e perfis em todas as redes sociais.
Números que impressionam
Pois bem, o marketing jurídico online começou a ser visto com mais carinho durante essa caminhada e hoje, nas nossas avaliações semestrais tivemos uma ótima notícia.
Antes de iniciar o trabalho no ano, geralmente planejamos os temas que iremos escrever ao longo de um período, tal como aconteceu em janeiro do ano passado e ao fazer uma investigação sobre o número de buscas do mês passado nos deparamos com a imagem abaixo:
Ou seja, se em janeiro nós tínhamos apenas 30 buscas mensais com o termo Marketing Jurídico, um ano depois, o mercado explodiu com 170 pesquisas com a expressão. É um crescimento de 600% ao ano.
Sabe o que isso significa? Que todo mês, 170 profissionais procuram por captação de clientes na advocacia seja online ou offline. É um número bom? Sim, em nossa opinião, o mercado, definitivamente acordou!
Além do crescimento de 600% ao ano, tivemos um incremento de 30-40 pesquisas ao longo do mês e, sabendo que o Brasil forma 243 bacharéis de direito por dia, estima-se que em janeiro de 2017, haverá 1200 pesquisas de advogados procurando conteúdo ou contratando mensalmente uma Consultoria de Marketing Jurídico para alcançar potenciais clientes para seu escritório.
Ainda há um certo receio no mercado sim, mas esse receio vai separar quem sairá na frente dos concorrentes. O perfil do advogado de sucesso é exatamente o de se antecipar e perceber o início das tendências. Quando o mercado estiver disputando ardentemente o espaço na tela do celular e do notebook do cliente, é que os que ficaram para trás se darão conta de que não há mais lugar para conservadorismo num mercado tão superlotado. Nesse momento, que não sabemos quando, pode ser meio tarde para se destacar com tantos advogados saindo na frente!
Enquanto alguns se limitam à papelaria ou recorrem apenas aos portais que subvalorizam seus honorários, o advogado moderno está planejando seu futuro.
É nessa toada que começou 2016 no mundo jurídico: trazendo boas notícias de que os profissionais acordaram e prepara um ano cheio de emoções e desafios.
Marketing Jurídico Online
Sabe onde começa o Marketing Jurídico? No seu site ou blog! Se lhe disséssemos que não adianta produzir bons textos quando seu site não está configurado corretamente ou possui erros que fazem os buscadores ignorar sua url?
Pois é isso que acontece a vários sites: são ignorados porque tem erros que não são corrigidos pelos programadores porque simplesmente não sabem que esse acontece, afinal o site está lá respondendo normalmente, mas totalmente invisível para o público.
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