Feliz ano novo para os advogados que ainda não leram nenhum post nosso esse ano.
Aliás, se você não leu o artigo sobre o nosso novo produto, corre lá para saber se você se encaixa no perfil que a gente traçou no chamado “sistema de marketing jurídico de relacionamento“. Estamos bastante animados com esse ano novo que se inicia, apesar do pessimismo do mercado.
Em se tratando da utilização do Facebook para advogados, precisamos ficar atentos aos principais conceitos para uma estratégia correta:
- Conteúdo multimídia: vídeos, vídeos, vídeos e mais vídeos! Além disso, imagens – sempre de olho na sobriedade – e infográficos ajudam muito a esclarecer aos usuários assuntos tão complexos como o Direito.
- Compartilhamento: uma página que possui muitos compartilhamentos é vista pela rede social como uma página interessante e começa a distribuir seu conteúdo para mais pessoas. Sempre peça para as pessoas interagirem com seus posts. Costumamos usar frases como:” se achou interessante, compartilhe, pode ser útil para mais alguém…”
- Anúncios: se você apenas anuncia seu escritório com adjetivos padrões, saiba que pode estar jogando dinheiro fora (ou a ética). É preciso divulgar conteúdo e tentar abordar as pessoas, após um relacionamento. Nesse texto explicamos nossa estratégia de Marketing Jurídico de Relacionamento.
As Novidades da publicidade no Facebook
O Facebook está preparando o lançamento de várias novidades ainda este ano. Resolvi fazer um pequeno resumo para você de todas elas:
1) Transmissões ao vivo para qualquer pessoa – a partir de 2016, o Facebook vai dar a possibilidade de qualquer usuário fazer uma transmissão ao vivo. Isso facilita e muito uma discussão jurídica. Às vezes, um auto-vídeo, é a única coisa que precisa para informar a sociedade sobre um acontecimento. A transmissão ao vivo permite um mini debate que agregará muito ao advogado que conseguir se antever aos acontecimentos. O vídeo é o novo texto da internet.
2) Recomendações do Facebook – a rede social vai implementar uma funcionalidade que permite ao usuário pesquisar pelos melhores negócios locais. Muito similar ao http://yelp.com/. Prepare seu escritório para entrar nessa!
3) Facebook at Work – Esta é uma solução empresarial que permite que qualquer empresa utilize todos os recursos do Facebook (Messenger, ligações, etc) num ambiente fechado. Muito similar ao https://slack.com/.
4) Busca melhorada – O Facebook já deixou bem claro que pretende entrar no mercado das buscas para concorrer diretamente com Google e Bing e para isso ele vai melhorar cada vez mais a sua busca, tanto para publicações de usuários como para publicações de páginas. É o Facebook iniciando uma guerra não declarada aos sites e mecanismos de indexação de informação. Isso é bom para quem produz informação e conhecimento. Ponto para a publicidade na advocacia!
5) Integração com o Uber no Messenger – lançada nos Estados Unidos e em breve ficará disponível em outros países. A partir do Messenger já será possível requisitar um carro. Vejo muitos artigos jurídicos sobre o envolvimento de duas empresas, um motorista e segurança.
6) Shooping tab – as páginas passarão a ter uma tab onde os usuários poderão conferir os produtos e fazer compras. O Facebook é responsável pela relação de consumo? E pela utilização indevida das marcas?
7) Instant Articles – são um novo formato de linha de tempo do Facebook. Nesse caso, a mira está no twitter! Mike Matas tranquiliza aqueles que questionaram sobre conteúdo: “Podem ser adicionados vídeos, fotos, mapas, infográficos criados com HTML, entre outros”, disse a EXAME.com Mike Matas, designer do projeto. Qual a vantagem? O usuário não precisa esperar tanto tempo: é bem mais rápido mesmo! Assista o vídeo aqui!
8) Melhoria nos eventos – A partir de 2016 os eventos vão inserir novas funcionalidades tais como a possibilidade de adicionar o evento a calendários pessoais (Google Calendar, por exemplo), vender ingressos ou até mesmo fazer check-in no próprio evento. Se você usa hangout ou aulas ao vivo no Marketing Jurídico Digital, vai gostar disso!
9) Botão para doação – Algumas fundações sem fins lucrativos vão ter oportunidade de angariar verba para as suas iniciativas através do Facebook.
10) Music Stories – Os usuários vão ter possibilidade de escutarem 30 segundos de uma música diretamente no News Feed. Depois, se quiserem comprar a música ou escutá-la durante mais tempo, podem clicar diretamente no link e ir até à Apple Music, Spotify, Deezer ou qualquer outro serviço de streaming.
Facebook para advogado no Marketing Jurídico
Estamos sempre atentos às novidades no mercado de redes sociais e buscadores. Reiteramos nossa recomendação de que o Facebook não é a melhor ferramenta para captar clientes diretamente. Estamos diante de uma ótima plataforma para visibilidade, mas isso pode não gerar confiança necessária para um cliente! Os integrantes das nossas fanpages nem sempre recebem nosso conteúdo, pois o facebook diminui MUITO o alcance orgânico!
Não é preciso entender tudo de marketing para perceber que a captação de clientes não é feita de um dia para outro e requer um tempo de relacionamento entre o produtor de conteúdo e os leitores.
Qualquer dúvida, entre em contato:
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