Parabéns, advogado! Você já finalizou o seu site e ele ficou lindo e você está pronto para começar o trabalho de Marketing Jurídico.
A agência ou o designer antes de finalizar, disponibilizou um link lá no rodapé da página inicial, certo?
Isso é uma prática do mercado e que, por desconhecimento da própria agência de como funciona o atual algoritmo do Google ou o próprio Marketing Jurídico, esse tipo de hábito acaba prejudicando o desempenho do seu negócio na internet. E olha que não é pouco!
Nós sabemos que conseguir um lugar privilegiado no Google de forma orgânica não é uma coisa tão simples. É complemetamente possível, mas é fruto de muito tempo investido em produção de conteúdo e ajustes finos no site. Houve uma época que bastava escrever qualquer coisa ou encher as páginas de palavras chaves sem sentido, também chamado de spam de palavras chaves (saiba mais aqui), mas as recentes atualizações do maior buscador da internet dificultaram demais os espertinhos que não se comprometiam com conteúdo relevante e ganhavam dinheiro com palavras chaves de muita audiência.
Hoje os principais buscadores do mercado avaliam, entre outras coisas, leveza do site, conteúdo relevante e qualidade dos links. E é nos links que moram o problema da agência que assina no rodapé dos seus sites.
Utilização de links no Marketing Jurídico
O Google – e outros buscadores também – tem um robô que rastreia as páginas da internet todo dia e sai procurando conteúdo atualizado. É como se esse robô “clicasse” em todos os links de uma determinada página e de outras, e de outras… assim sucessivamente. Nesse processo, para cada url, esse robô atribui uma pontuação que chamamos de “link juice”.
À medida que mais sites transfiram sua força para uma url, maior será o link juice dela. Ou seja, na mesma medida que outros sites lhe “doam link juice”, você também o faz com os links para outros sites.
A principal função do “link juice” é ajudar ao Google e Yahoo a apontar seu site como relevante para o usuário, afinal ele recebe muitos “links juices.” (não está claro nas pesquisas que fiz se o Bing também utiliza isso).
Até aí tudo bem, né? Nada mais justo que alguém que te deu um bom desconto ou está fazendo um ótimo trabalho receber um pouco do seu “juice”.
Marketing Jurídico – seu objetivo é crescer
Digamos que você produziu um artigo “UAU” e ele gerou muita audiência. As pessoas comentam e compartilham nas redes sociais. Essa página tem bastante “link juice” para distribuir para sites de parceiros e principalmente urls internas.
“…um site com bastante vários links internos é mais bem ranqueado pelo Google que outros. Isto porque o Google leva em conta as relações entre um artigo e outro. Ou seja, se um artigo tem relação semântica com outro no mesmo domínio, é sinal de que aquele site tem uma especialização…” (Sudamar Cerqueira)
A título de exemplo, imaginemos que esse artigo de sucesso citado acima seja sobre “aposentadoria de professores” e, como você planejou, ele deveria ter um link no final do texto para outros dois artigos chamados “assédio moral a professores” e “direito a licença médica por problemas nas cordas vocais”. Ou seja, existe uma relação de marketing jurídico entre os textos, concorda? Ambos tem público alvo semelhantes e atrairia os visitantes.
Marketing Jurídico e a distribuição de “link juice”?
Vamos lá, você já sabe o que é “link juice” no Marketing Jurídico. Já sabe que os links para as páginas internas são essenciais no seu blog ou site, mas provavelmente ainda não entendeu como tudo isso funciona. Deixa eu explicar:
Digamos que você ou alguma empresa de marketing Jurídico seja contratada produzir conteúdos no seu site. A distribuição do poder desses links seguirá a seguinte estrutura:
- Artigo PAI (100% link juice)
- ARTIGO FILHO (50% link juice)
- ARTIGO FILHO 2 (50% link juice)
Entende que o seu “Juice” é distribuído em partes iguais aos links disponíveis na página, certo? Agora imagine que você tenha um link no meio do texto? Esse link remete a outro site que tem um conteúdo interessante e que você achou justo citar porque ajuda o cliente a entender melhor o que seu texto jurídico aborda:
- Artigo PAI (100% link juice)
- ARTIGO FILHO (33% link juice)
- ARTIGO FILHO 2 (33% link juice)
- ARTIGO OUTRO SITE (33% link juice)
Tudo bem até aí, certo? Matemática pura. Nós do Marketing Jurídico legal sempre recomendamos colocar no máximo 4 links externos para cada artigo, isso quando esses links ajudam o usuário a entender melhor o que está escrito. Então, muito cuidado!
Marketing Jurídico e o rodapé para páginas externas
Então, em algum momento, o GoogleBot encontra seu site, percorre um artigo e lá está o link para a agência. Lá vai ele percorrendo o segundo artigo, lá está o link da agência, então ele percorre o terceiro e olha quem está ali de novo…
No fim de tudo, a agência consumiu BASTANTE “link juice” do seu site e está “engordando” mais que seus artigos tão suados!
Remetendo aos exemplos de cima, você doou 30% do que era seu para a agência no primeiro exemplo e mais 20% no segundo exemplo. Além disso, para cada página interna você está doando X% de cada url, pois lá também tem o link para a mesma agência.
Veja abaixo:
- Artigo PAI (100% link juice)
- ARTIGO FILHO (33% link juice)
- SITE DA AGÊNCIA (X% link juice)
- ARTIGO FILHO 2 (33% link juice)
- SITE DA AGÊNCIA (X% link juice)
- SITE DA AGÊNCIA (33% link juice)
- ARTIGO FILHO (33% link juice)
- ARTIGO PAI (100% link juice)
- ARTIGO FILHO (33% link juice)
- SITE DA AGÊNCIA (X% link juice)
- ARTIGO FILHO 2 (33% link juice)
- SITE DA AGÊNCIA (X% link juice)
- SITE DA AGÊNCIA (33% link juice)
- ARTIGO FILHO (33% link juice)
No final de tudo, o site da agência será mais referenciado que os seus posts. Isso lhe prejudicaria imensamente. Parece claro?
A solução mais elegante
Sabendo que a divulgação da agência que construiu aquele site é um fator super importante – e justo, principalmente quando essa contratada fez um trabalho bem feito – existe sim algumas alternativas bastantes razoáveis e que nós do Marketing Jurídico Legal costumamos sugerir aos clientes:
- deixar o link no rodapé, mas adicionar a tag “no follow” no html do link. Essa tag permite que a agência seja divulgada, mas o seu “link juice” não é repassado. Essa é a solução de pior desempenho para a agência, mas é a mais benéfica para o cliente. Você precisa de ajuda técnica nesse caso, mas é bem tranquilo e vale a pena!
- Algumas agências costumam dar bom desconto para manter o link no rodapé. Eu não gosto disso! Quando seu site crescer – e essa é a intenção – uma propaganda dessa pode valer bastante dinheiro. Se sua URL é antiga, se você já publicava conteúdo, existe a chance, inclusive, de ser passivel desse espaço ser (BEM) remunerado. Se for utilizar desse artifício, assegure-se que seja por tempo limitado.
- A solução mais elegante de todas é: criar um link no rodapé para uma página interna do domínio contando a história do site, do escritório e da agência que foi contratada. Ali, você pode aproveitar e linkar para página da equipe, artigos mais lidos e, finalmente, o site da agência. Assim o “link juice“ é totalmente distribuído entre suas páginas internas e o site da agência. Ou seja, todo mundo fica feliz!
Considerações finais
Converse com o responsável pelo seu site. Se ele duvidar, peça para o responsável técnico para ler o post do link https://www.woorank.com/pt/p/link-juice e sanar todas dúvidas. Se ainda assim ele disser que isso não existe ou que não entendeu, peça para vir conversar comigo nos telefones no final do texto (ou no email contato@marketingjuridicolegal.com.br).
Quem sabe numa possível parceria, eu não ajudo essa agência a não atrapalhar mais o seu crescimento e de todos os clientes? Sei que não é a intenção, mas como todo advogado sabe: “ninguém se escusa de cumprir a lei alegando desconhecimento”.
Marketing Jurídico: quero analisar meu site e fanpage
Você quer uma análise gratuita no seu site ou da sua fanpage? Quer saber o que você precisa fazer para gerar resultados mais rápidos dentro do código de ética da OAB? O Marketing Jurídico Legal pode te ajudar!
Entre em contato nos telefones abaixo:
(61) 9966-7075
(61) 9263-5705
Ou no email:
contato@marketingjuridicolegal.com.br
Se você é de Brasília, saiba mais aqui:
https://marketingjuridicodf.com.br/marketing-juridico-em-brasilia/
André Costa says
“Criar um link no rodapé para uma página interna do domínio contando a história do site, do escritório e da agência que foi contratada” Além de ser a solução mais elegante, de acordo com alguns artigos que li, atualmente é a melhor solução para a agência. Tenho a impressão que hoje em dia o google dá mais relevância para um link em um único artigo do site, que um link no rodapé em todas as páginas do site.
Sudamar Cerqueira says
Concordamos, André!