Marketing Jurídico na internet: o empoderamento do consumidor!

Desde que o controle remoto foi inventado, as estratégias de marketing acumularam um desafio de se desdobrar para atrair o cliente e prendê-lo o suficiente para impactá-lo nos seus 45 segundos – ou menos – de comercial televisivo. Era o início de uma era que chamamos de empoderamento do consumidor.

Esse é apenas  o começo de um caminho sem volta que culmina nas transformações que esses consumidores exercem no produto/serviço a ser comercializado e até na estrutura das empresas. Promoções, promessas e linguagem sofreram mudanças no decorrer do tempo de vida de um determinado produto, tudo isso porque alguém entendeu que era preciso ouvir seu consumidor.

Marketing Jurídico na internet: o empoderamento do cliente

Marketing Jurídico na internet: o empoderamento do cliente

Como o Marketing Jurídico na internet entra nisso?

Quando um cliente está num mecanismo de busca pesquisando por algum termo como “direitos trabalhistas para bancários”, por exemplo, as ferramentas lhe entregam não apenas vários fornecedores daquele serviço, como também diversos assuntos relacionados com aquele termo pesquisado. A cada dia novos  bons textos são produzidos  e encontrados por interessados em contratar advogados e à medida que o tempo passa os  clientes conseguem diferenciar quem conhece de quem não conhece o assunto, quem está mais alinhado com suas necessidades ou mesmo o profissional que lhe pareceu mais afim.

Isso quer dizer que os advogados de hoje devem estar mais preparados para responder e argumentar com um cliente, afinal ele já não é mais aquela criatura indefesa que aceita qualquer proposta apenas pelo curriculum acadêmico do profissional. É preciso entrar no jogo e se capacitar para lidar com barganhas, argumentações e concorrências acirradas.

A avaliação dos serviços digitais

Além da própria capacidade de escolha e do conhecimento que o cliente adquire com as informações disponíveis, as redes sociais são a constatação mais óbvia da força do empoderamento do consumidor e não apenas no Marketing Jurídico na internet, mas em todo tipo de venda de produtos ou serviços seja ele físico ou virtual. Quem nunca ouviu falar de um caso de um post no Facebook ou Twitter difamando algum produto comprado ou atendimento recebido? Se seu escritório for vítima de um cliente insatisfeito, você tem ideia do tamanho do estrago?

As redes sociais também ajudam a formar fãs: as indicações de amigos e a capacidade de viralização de um conteúdo nessas ferramentas podem impulsionar qualquer escritório de uma forma que, antes da internet, não era possível.

Observe o poder desse fenômeno: diversas pessoas formando opinião a respeito da sua marca!

Se você não sabe do que estou falando ou quer uma prova cabal do que um péssimo atendimento é capaz de fazer com sua marca, acesse o reclame aqui e
avalie a reputação de alguns escritórios de advocacia ali denunciados. Você não quer fazer parte disso, quer?

Marketing Juridico na intenet: reputação de um escritório avaliado no reclame aqui

Marketing Juridico na internet: reputação de um escritório avaliado no reclame aqui

Qualidade do serviço e do atendimento já não são suficientes

Um escritório de advocacia precisa estar atento aos valores e comportamento do seu público alvo para conseguir se adaptar ao ritmo das mudanças.

Questionamentos como igualdade de gêneros, de raça, opção sexual; respeito às crenças, opiniões políticas e culturais são alguns exemplos de mudanças que precisam estar alinhadas não apenas com os discursos vazios dos cartões ou dos sites, mas com a própria postura dos profissionais da organização. Isso sem falar em políticas internas claras de proteção ao meio ambiente e respeito aos animais.

Observe que isso muda não só como você vai traçar seu planejamento de Marketing Jurídico na Internet, mas como você vai contratar profissionais para trabalhar com você, como você vai argumentar nas peças, como irá se posicionar oficialmente com assuntos delicados tais como os supracitados, podendo afetar até o desenho da sua marca.

Seu trabalho e sua competência podem ser ótimos, mas se sua postura não corresponde com a esperada de seus clientes, eles não só podem te demitir, como transformar sua marca em “persona non grata” nas redes sociais e por todo seu trabalho de Marketing Jurídico na Internet por água abaixo.

Veja também esse texto que publicamos sobre os links que seu webdesigner colocou na sua página inicial, ele pode estar te prejudicando!

Marketing Jurídico na Internet

Se você tem planos profissionais ambiciosos para 2016 todos eles devem passar, em maior ou menor importância, por produzir conteúdo e construir sua presença online. É compulsório que um advogado reserve um tempo para estudar seu cliente, seus problemas e produzir conteúdo. Basta produzir conteúdo? Sim e não! É preciso aplicar algumas técnicas para acelerar os resultados ou até mesmo para que eles aconteçam.

Muitos dos nossos clientes, por exemplo, possuem sites pesados, em flash ou tampouco indexados pelo Google. Há pouco tempo atrás foi noticiado que os sites construídos na plataforma Wix foram “desindexados” pelo google (veja aqui). Portanto, um trabalho promissor de Marketing Jurídico na Internet começa pela construção de um site bem feito e presente na base de dados do Google.

Se você está interessado em nossa consultoria, entre em contato:
contato@marketingjuridicolegal.com.br
(61) 9263-5705

Se precisar conhecer melhor nosso trabalho, visite as páginas:

 

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