Que site lindo, seria uma pena se ninguém visitasse…
Qual sua opinião sobre os sites de advocacia dos seus concorrentes? E os seus sites? Já sei, você colocou aquela fonte linda ou aquela cor sóbria digna dos advogados bem sucedidos! Talvez esteja com fotos da sua sala de reunião e da sua fachada! Quiçá, sejam sites de advocacia assinados por um designer super bem conceituado em Brasília. Eu não duvido, inclusive, que você tenha uma apresentação em flash linda e que impressionou muita gente na inauguração.
Um site de advogados de encher os olhos mesmo, mas não de encher o bolso! É bonito, mas te dá prejuízo? É bonito, mas ninguém lê seus textos? É bonitinho, mas ordinário: lento, pesado, não funciona em mobile?
Caros advogados, os tempos mudaram e se seu site lindo não vende pra ninguém, está na hora de mudar também!
Os sites de advocacia narcisistas
A primeira coisa que você deve se perguntar é: no meu atual site tem um blog ou eu consigo escrever artigos sem conhecer nada de programação ou HTML? Se a resposta for positiva, estou muito orgulhoso de você, na reunião de orçamento de marketing para advogados eu te pago um chopp.
Eu pagaria dois chopp”s se você tivesse um sites de advocacia em wordpress. Você está pronto para começar no mundo do marketing jurídico digital!
Mas o WordPress é muito feio, Sudamar! Sugiro que você faça a seguinte reflexão:
“num flerte, alguém que é absurdamente bonito(a) aos seus olhos e totalmente sem conteúdo te interessaria para um relacionamento sério como um contrato de serviços advocatícios?”
Pode piorar:
“e se a pessoa, além de não ter conteúdo, começar a falar de si exageradamente?”
Quantos sites de advocacia você não vai identificar com “nossa missão”, “nossa área de atuação”, “nosso curriculum”, “nossa localização”? Seu site envelheceu e está com problemas de ego!
É claro que a comparação é chula, mas você entendeu o ponto? Sites não são mais vistos pelos clientes sem aplicação de técnicas de Marketing Digital; e quando vistos, são solenemente ignorados se não possuem conteúdo (nesse post sobre empresa de marketing jurídico eu comentei a pesquisa sobre a cegueira dos banners nos usuários)! Um site sem conteúdo não serve para muita coisa a não ser para impressionar pros amigos e pagar uma mensalidade inútil.
Resumindo: sites de advocacia não dão resultado porque não são vistos, e se são vistos, são ignorados!
Então é isso? Posso escrever meus poemas da 4a série lá e ir sacando o dinheiro?
Sites de advocacia que vendam
Seu site não só pode, como deve vender. E não se envergonhe disso! Um bom site deve ter esse objetivo, mas repare quando o Marketing é bem feito, o esforço da venda é quase zero. O cliente te procura – na verdade, inicialmente ele procura por conteúdo.
A aplicação das técnicas de Marketing Digital não é uma coisa de outro mundo. Com um bom curso, com as ferramentas certas ou com uma boa consultoria você vai conseguir fazê-lo. Mas ir em frente com isso no Marketing Jurídico, tendo em vista as restrições da OAB não é uma tarefa das mais simples.
É preciso paciência para disponibilizar o conteúdo adequado, aplicando algumas técnicas e sendo persistente para esperar o resultado acontecer.
Antes de escrever qualquer coisa na internet, o advogado deve se perguntar, o que o cliente quer saber hoje? E esse hoje está grifado pelo simples fato de que as tecnologias como ADSL, 4G, timeline do Facebook, Instagram, Twitter estão tornando tudo obsoleto, mas muito mais impactantes. Sites de advocacia devem ser sempre atualizados!
No momento em que escrevo esse post, uma das buscas mais digitadas na caixinha do Google era “FGTS das domésticas”. Você escreveu um texto matador sobre isso? Seja para as patroas, para as domésticas, para as diaristas, para os maridos das trabalhadoras? Existe um público ávido por essa informação. Até ontem eram 2.900 pesquisas mensais, pelo gráfico, podemos ver que sofremos um pico nesses últimos meses.
PS: se quiser saber mais sobre essa ferramenta gratuita que usamos no Marketing Jurídico para análise de pesquisas, pergunte nos comentários.
Escrevi sobre o FGTS das domésticas, e agora?
Uma das tarefas do Marketing Jurídico é revisar o conteúdo, eliminar os juridiquês e organizá-lo numa estrutura que cative o usuário. São aplicadas técnicas de redação para WEB que convocam o usuário para ação e buscam envolvê-lo no texto. No entanto, nenhuma dessas técnicas tem sentido algum se o conteúdo for enganoso, duplicado ou raso. Fechar a aba de um navegador ou clicar no voltar é a coisa mais fácil que existe. E o usuário é bem exigente com isso!
Seu texto tem duas missões: a primeira é prender o usuário no início. E a segunda é criar um desejo no final.
Pronto, você conseguiu escrever um texto de um bom nível de discussão, ajustou de forma que ficasse interessante e agora seu site vai bombar! Fique mais um pouquinho comigo e te explico que não é assim.
Em quanto tempo eu posso ter resultado num site de advocacia?
Não existe um tempo definido. E vou te explicar algumas das inúmeras variáveis:
- O Google muda as regras constantemente para melhorar sua busca.
- Os sites de que “linkaram” para você podem simplesmente desaparecer.
- Pode surgir uma nova rede social e que pode roubar bastante tráfego.
- Depende da idade do seu domínio e de quanto você escreve.
- Depende da clareza das palavras que você usa no seu site.
- Depende do nível de atualização e dos links para as páginas internas.
- Depende de algumas avaliações no seu site.
- Depende do que é um resultado para você.
- Depende do sua engenharia social de conseguir links para seu conteúdo.
- Os buscadores precisam ter certeza que seu site não vai acabar amanhã, logo eles levam tempo para entender que seu site é bom!
- Qual empresa de marketing jurúdico está te orientando na produção de conteúdo e aplicação de técnicas?
Sim, nós sabemos que é muito difícil trabalhar sem previsões, mas quando o escritório nos contrata para um site de advogados junto com uma consultoria de marketing jurídico, costumamos discutir vantagens significativas para contratos longos, pois temos cases que funcionam. O nosso próprio site anda funcionando muito bem e as técnicas se assemelham.
Para encerrar, o Google, nos diz algo bem interessante:
“… concentre-se no usuário e tudo mais virá…”
Se você pensar na navegação do usuário e no entusiasmo com seu conteúdo disponibilizado, você verá um caminho de sucesso se abrindo. Mas não se iluda, construir textos UAU não é fácil. Os sites de advocacia que vemos por aí não tem apelo nenhum, são lotados de juridiquês e desatualizados
Eu quero contratar Site + Marketing Jurídico
Entre em contato conosco:
Email: contato@marketingjuridicolegal.com.br
Telefones: (61) 9966-7075 / (61) 9263-5705
Facebook: https://www.facebook.com/marketingjuridicodf
Ou deixe um comentário no site.
PS: Se você gostou desse texto, compartilhe-o em redes sociais. Ficaremos felizes com seu gesto!
Aline says
muito bom o artigo.
advogados says
obrigado
ana says
muito bom o artigo.