Os excessos na propaganda de advogado
Uma das maiores dores de cabeça de um profissional de direito é saber o que pode e o que não pode ser feito em termos de publicidade: afinal, é permitida ou não propaganda de advogado no Facebook? E em outras nas redes sociais, como o LinkedIn ou Twitter, pode?
A Comissão de Combate à Propaganda e Publicidade Irregular na Advocacia tem trabalho demais para coibir os abusos cometidos nas ruas e veiculação nas mídias tradicionais, além disso, é preciso levar em conta principalmente que, até o final desse texto, o país já formou pelo menos 4 novos bacharéis em direito! Ou seja, não há esperança para uma capacitação adequada pela entidade e tampouco pelas universidades para prevenir os excessos.
E o que presenciamos no nosso dia-a-dia é culpa de todos envolvidos: a comissão que não tem braço para coibir ou educar profissionais do ramo, do código cuja pena é ínfima ao advogado que se aproveita dessa omissão, do próprio advogado que não respeita as normas e de você, um competente profissional, mas que não denuncia nos canais adequados os abusos ou pouco faz para discutir um novo estatuto.
Orientação da OAB – pode tudo e não pode nada!
Em 19 de Março de 2015, em um ementário da OAB-SP, permitiu-se a publicidade do Advogado no Facebook e redes sociais em geral. O que faz todo sentido, visto que um advogado sem tornar clara a existência do seu escritório no ambiente virtual ao seu possível cliente é um profissional que está condenado ao ostracismo. Principalmente nos tempos atuais em que ao procurar por serviços advocatícios o usuário consulta a internet, seja num buscador como o Google, por recomendações nas redes sociais.
A verdade é que o trabalho de Marketing Jurídico dentro do Código de Ética é um trabalho árduo, inclusive porque convive com os excessos sem pudores de quem prefere o caminho da publicidade irregular.
Mas ementa tem suas ressalvas. Ela é bem clara no respeito às normas do código de ética:
“…É lícita a publicidade do advogado em sites ou redes sociais desde que sejam observados os princípios e normas que regem a publicidade dos advogados em geral….”
Na prática então é permitida a propaganda de advogado no Facebook? Vamos ao código da letra no documento que você pode conferir nesse link ou no trecho copiado abaixo:
“… É lícita a publicidade do advogado em sites ou redes sociais desde que sejam observados os princípios e normas que regem a publicidade dos advogados em geral. O advogado deve disponibilizar informações com caráter objetivo e sem a finalidade de angariar clientela, resguardar a dignidade da profissão e o sigilo das informações que lhe foram confiadas por seus clientes e respeitar os limites e condições impostos pelo Estatuto da Advocacia, pelo Código de Ética e Disciplina, bem como pelo Provimento nº 94/2000 do Conselho Federal da OAB. Precedentes…”
Ora, o que seria “disponibilizar informações com caráter objetivo”? Os dados de contato do seu escritório não seriam informações objetivas? Mas quando o código cita os “limites e condições impostos pelo Estatuto da Advocacia” nós, da #Majur, entendemos que podemos usar SIM as redes sociais, mas nos comportando da mesma forma que no ambiente offline. Ou seja, muda-se o canal, mas não muda o conceito!
Se você, caro advogado, quer captar cliente de forma clara, reduzir a tabela de honorários, fazer anúncios incompatíveis com a sobriedade da profissão, sinto muito, a Internet também não é um lugar para você e a #majur não poderá te ajudar como empresa de marketing jurídico.
Nossa consultoria e a publicidade irregular
Nós da #majur já recebemos propostas de advogados para ignorar o estatuto, mas apesar do risco não ser nosso, somos aboslutamente enfáticos em dizer: se você quer seguir um caminho fora do código de ética da entidade, não nos procure! Temos absoluta segurança de que você vai encontrar alguém que o faça, mas nós não queremos um case nesses termos e tampouco acreditamos numa eficácia de longo prazo.
Não temos dúvida de que o Marketing Jurídico Ético é o futuro da divulgação dos serviços jurídicos. É cada dia mais notória a preferência do consumidor pela não agressividade na oferta do fornecedor: banners, pop-up”s, descontos piscantes, mala direta estão com seus dias contados.
Outro comportamento do consumidor em que nos apoiamos para acreditar no marketing jurídico digital é o de pesquisar na internet antes de contratar qualquer serviço ou comprar qualquer produto. Outdoors, placas luminosas, faixas vão se tornar obsoletos e desagradáveis aos olhos do público.
A OAB/DF, inclusive, criou uma pioneira Coordenação de Redes Sociais e Fiscalização de Publicidade, sob a presidência do advogado Fabrício da Mota Alves, especialista em Direito Digital. A iniciativa conta com todo nosso apoio e chamamos de pioneira porque o objetivo é atuar na coleta de informações publicadas nas redes sociais para agir de forma proativa na identificação dos casos em que o marketing irregular ocorra. As denúncias deverão ser enviadas para o email propagandairregular@oabdf.com para a análise da comissão.
Além disso, a OAB está discutindo um novo código que promete ser mais severo que o atual.
E a propaganda de advogado no Facebook?
Desde que siga o código de ética vigente, a propaganda de advogado no Facebook não apenas é permitida, como é absolutamente vital para a sobrevivência a longo prazo do seu escritório. O Facebook, Twitter, LinkedIn, Medium são as redes sociais mais importantes para divulgar conteúdo de um advogado. Com pouco investimento – se comparado a divulgação de grandes marcas numa TV, por exemplo – é possível construir pros próximos anos um escritório sólido, com clientela de qualidade.
Mas como fazer, se eu não posso anunciar meus serviços?
Com conteúdo, meu caro! Nosso maior objetivo é transformar seu talento em autoridade. E autoridade você só constrói com muito conteúdo relevante sendo publicado associado à sua marca. O advogado moderno não pode se esquivar de conhecer seu público, entender suas necessidades, falar sua linguagem, seja em vídeos, palestras, artigos, reportagens ou entrevistas.
“Concentre-se no usuário que o resto virá” (As 10 verdades em que nós acreditamos, Google)
Marketing Jurídico
Seu escritório em outro nível
Telefone: (61) 9966-7075, (61) 9263-5705
Email: contato@ac86435-22429.agiuscloud.net
Facebook: https://www.facebook.com/marketingjuridicodf
Deixe um comentário