Os seus clientes estão mesmo no Facebook?
Sim! Isso é verdade! Os clientes ou futuros clientes estão lá, mas não custa lembrar que eles estão em outras redes sociais e, principalmente no Google!
No Facebook, seus clientes estão interessados em atividades mais lúdicas.
Dificilmente haverá fechamentos com seu escritório por causa de uma peça publicitária online. Seu futuro cliente tem medo de internet e de advogado! Se quer utilizar a internet para captar clientes na advocacia, precisa pensar nisso nas suas abordagens.
Ademais, você não pode ser agressivo nas ofertas, quer dizer, pode, mas não deve! Se seu caso for esse da imagem ao lado (ou abaixo), sinto lhe informar, mas você caiu na página errada! 🙂
Marketing Jurídico no Facebook: não jogue dinheiro fora!
Tal situação é assim para a maioria dos empreendedores que, ao invés de trabalhar o relacionamento com o seu público, por falta de tempo, desorganização ou impaciência, prefere tentar captar clientes expondo essa “necessidade”.
Já vi advogados fechar contratos assim, mas as estatísticas mostram o contrário!
Ao anunciar um artigo no blog de um cliente nosso, por exemplo, após a validação de que a segmentação de público está adequada, havendo presença online se movimentação na fanpage e no blog, podemos ultrapassar 20% de contatos. Ou seja, após o tempo de maturação da sua presença online, promover um bom artigo a R$ 50,00 alcançam
Por outro lado, quando anunciamos o serviço advocatício, menos que 0,5% chegam a fazer algum tipo de contato.
Ou seja, se você consegue uma causa cujos honorários circulam em R$ 20.000,00, talvez tenha algum tipo de lucro, mas eu não costumo jogar R$ 20.000,00 na loteria, você costuma?
No Marketing Jurídico no Facebook ou no Google, na nossa visão, funciona para construir relacionamento e com o tempo, esse relacionamento vai gerar contratos.
Não é mágico, mas é simples: a estratégia correta mapeia o caminho do consumidor até o pedido de orçamento!
Porque o Facebook não funciona para captar clientes?
Advogado, o “doutor” já percebeu a quantidade de informações pipocando no Facebook? O usuário dessa rede social é um indivíduo ansioso: compartilha notícias sem ler, comenta os vídeos sem ter visualizado tudo, detesta “textão” e troca tudo isso por meme!
Ele (e nós também) somos um poço de ansiedade utilizando o Facebook!. Nesse mundo enorme de notificações e marcações, ainda que ele pare para ver um vídeo seu cheio de juridiquês, existem 4 ou 5 notificações dos amigos dele comentando uma foto maneira que ele acabou de postar. Sim, ele vai embora pra ver!
Então o Facebook não serve para nada no mundo jurídico?
Serve! Aqueles 62 milhões que eu citei no início são números de pessoas que um dia vão precisar de um advogado, mas não é “nessa feira virtual” que você vai fechar um contrato! O Facebook é só o primeiro passo do seu trabalho com Marketing Jurídico. No texto passado eu disse que a criação da audiência deveria preceder a preocupação com o escritório físico. E grande parte das estratégias que eu levo em conta para afirmar isso está no Face.
Não há ferramenta melhor para nutrir de informações pessoas específicas, responder perguntas que não configure consultoria, conhecer melhor os problemas do seu público, e ganhar visibilidade com a capacidade viral da rede. Tudo isso se faz com Facebook.
O problema é que muita gente confunde Marketing Jurídico no Facebook com anúncios de serviços. Quem já experimentou sabe que jogou dinheiro fora!
Conclusão
Não gaste todo seu dinheiro suado em anúncios sem entender como fazê-lo! É necessário testar muita coisa! Compare os números entre o anúncio do seus serviços com um anúncio de artigo bem bacana, por exemplo. A diferença vai saltar aos olhos e vai abrir sua cabeça!
Se você tiver se perguntando como converter leitores do seu blog em clientes, garanto que vai gostar do próximo artigo!
Um abraço.
Carlos Paixão says
Gostei. Extremamente simples e objetivo. Parabéns.