Há várias formas de fazer publicidade para advogado e uma delas é usando os anúncios pagos das ferramentas na internet. Em um texto anterior, nós do Marketing Jurídico Legal tentamos esclarecer a diferença entre alcance pago e alcance orgânico no Marketing jurídico Digital. Ou seja, há maneiras de captar clientes – de forma ética – patrocinando seu espaço nas diversas empresas gerenciadoras de anúncios, tudo isso com a finalidade de acelerar os resultados.
Há outra forma de ser encontrado pelos usuários sem gastar um centavo com anúncios, que é utilizando técnicas de SEO e explorando o alcance orgânico. Mas vamos falar mais sobre isso outro dia, pois hoje o assunto é para quem já está anunciando ou quer os resultados para ontem.
As ferramentas de publicidade para advogado
As duas maiores ferramentas que grande parte dos escritórios utilizam para anunciar são: o Facebook Ads e o Google AdWords. Ambos trabalham de forma diferente, inclusive na qualidade do público e valores cobrados. No Facebook o seu alcance pode ser maior e há possibilidade de segmentar pelos interesses e perfil do usuário; por outro lado, anunciando no Google, você aparece justamente para o usuário que procurou o serviço de advocacia que você fornece.
Nessa primeira parte do texto nós vamos falar como funciona o Google Adwords, na segunda parte vamos tentar ensinar você a gastar menos com Google Adwords, tudo bem?
O preço do tráfego pago
Se você já fez uso de anúncios no mecanismo de busca, deve ter notado que de um ano e meio pra cá, o custo está cada vez mais proibitivo. Há alguns fatores para que isso aconteça e um dos mais óbvios é a concorrência. Está bem claro pra nós do Marketing Jurídico Legal que a quantidade de anúncios basicamente triplicou nos últimos 2 anos. Não temos os números exatos, mas estamos acompanhando o mercado, principalmente o do Centro-Oeste (Goiânia, Brasília e Cuiabá, principalmente).
Também são possíveis causas do crescimento dos valores envolvidos: a escalada do dólar frente à nossa moeda no ano de 2015, algumas regras impostas pelo google que, de forma sutil, desestimula os usuários a navegar por diversas páginas após uma pesquisa, praticamente obrigando o escritório a usar o anúncio patrocinado e, finalmente, a falta de conhecimento dos usuários que entram no publicidade patrocinada sem planejamento ou sem conhecer as diversas possibilidades que a configuração oferece.
Mesmo assim, na nossa opinião, a concorrência é um dos principais fatores, afinal o Google decide o quanto sua marca vai pagar pelo clique (respeitando algumas configurações que precisam ser feitas) num leilão instantâneo entre todos os concorrentes para uma determinada palavra chave. A má notícia é que, segundo esse relatório completo sobre Marketing Digital no Brasil, em geral, as empresas brasileiras (isso inclui o escritórios e advogados) não possuem grandes orçamentos de marketing, mesmo com um potencial de Marketing Jurídico já dito nesse texto aqui, 70% das empresas com menos de 25 funcionários pretendem gastar menos de R$100 Mil reais e 54% menos de R$25 Mil.
Publicidade para advogados: se tiver curiosidade, baixe aqui o relatório do Marketing Digital no Brasil – by Hubspot.
Como funciona o Google AdWords?
Para falar sobre anúncios, o advogado precisa entender que, no Google, diferente do Facebook, o anunciante paga por uma pesquisa feita pelo seu possível cliente. Ou seja, a priori, aquele usuário procurou seu serviço, enquanto no Facebook sua marca deveria invadir a timeline dos internautas.
Vejamos um exemplo que acontece no Google milhares vezes num mesmo dia: um determinado usuário acessa o mecanismo de busca utilizando uma frase que, se patrocinada por você e pelos seus concorrentes, inicia uma espécie de leilão para determinar quem será visualizado e em que posição na página. Esse é o funcionamento básico do AdWords. Parece simples, mas é preciso entender certas variáveis antes de ir gastando seu suado dinheiro com anúncios para depois reclamar do resultado.
Vamos entender as estratégias possíveis e como somos cobrados pelas campanhas?
Campanhas de foco de tráfego no site Esse método é conhecido como lance de custo por clique (CPC). É a opção mais popular na ferramenta. Essa é a estratégia recomendada quando o advogado é iniciante e quiser direcionar tráfego para seu website. E isso funciona bem se seu site e/ou a página de destino possui formas de entrar em contato (cuidado aqui com o código de ética). Recomendamos também usar página de destino focada em conteúdo, pois além de poder reduzir o custo do anúncio (falaremos sobre isso mais na frente), está alinhado com o código de ética. | |
Campanhas de foco no número de vezes que seu anúncio é exibido. Esse método é conhecido como lance de custo por impressão (CPM). Recomendamos usar o método de lances de CPM se você quiser aumentar o reconhecimento da sua marca, famoso trabalho e branding. Escritórios maiores utilizam tal estratégia, principalmente para clientes ou usuários que já entraram em contato de alguma forma com você. PS: você paga um valor a cada mil usuários (custo por mil) que viram seu anúncio. | |
Campanhas de foco em conversões, quando as pessoas realizam uma ação específica no seu website depois de clicar em um dos seus anúncios. Esse método é conhecido como lance de custo por aquisição, ou CPA. Recomendamos o método de lances de CPA para escritórios e advogados que possuem material gratuito para ser baixado. Esse tipo de estratégia parece a mais cara de todas, mas é talvez a mais eficiente. |
Acabou? Agora já posso anunciar?
Tira a mão daí, menino! 🙂
O Google construiu uma estrutura capaz de atender a todos os tipos de público possíveis, por isso ela não poderia ser simples ou seria uma ferramenta sem poder de customização. A verdade é que na segunda parte vamos falar de uma maneira que você pode fazer isso sozinho, onde a configuração é bem simplória, mas não é a melhor opção se você pretende ter resultados melhores.
Outrossim, precisamos falar sobre algumas alternativas de como utilizar a produção de conteúdo como aliado para convencer o usuário que clicou que seu escritório é o ideal para seu problema, tornar seu anúncio mais ético, efetivo e PRINCIPALMENTE, diminuir o custo atual de suas campanhas.
Mantenha a calma e aguarde a segunda parte do texto.
Você quer ajuda para usar a publicidade para advogado?
Nós do Marketing Jurídico Legal somos uma empresa de consultoria que busca ajudar a transformar talento em autoridade. Não somos uma agência, até porque as agências são operacionais e não possuem ninguém especializado no Código de Ética da OAB.
Nós podemos trabalhar junto com a agência contratada para ajustar seus anúncios, site e montar campanhas que possuem a altivez da sobriedade da advocacia e temos muito orgulho de estarmos alinhados com as recomendações da Ordem.
Estamos prontos para ajudar você a subir seu escritório a outro nível.
Entre em contato:
(61) 9263-5705
contato@marketingjuridicolegal.com.br
Athos Soares says
Olá!
Estou precisando de auxilio na publicidade de meu escritório. Atuo numa cidade com cerca de 80 mil habitantes, e estou inaugurando um novo escritório em uma cidade próxima, com aproximadamente 30 mil habitantes, e pretendo expandir ainda mais os negócios. Penso em realizar anúncios, websites, blog’s, redes sociais tudo o que for preciso para prospectar clientes. Qual a proposta de vocês e qual seria o nosso planejamento.
Att.
Sudamar Cerqueira says
Olá, tudo bem? Somos uma empresa que atuamos mais na parte desses anúncios terem resultados melhores e mais consistentes, mas não no anúncio em si, mas na mensagem que vocês estão levando par ao público. Uma proposta assim é impossível de fornecer. Que tal conversarmos melhor via email? Envie sua situação atual e mais o site de vocês e os objetivos para contato@ac86435-22429.agiuscloud.net e agendamos uma reunião por lá!